Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Sindirede reunido com ANEEL para discutir a intervenção às empresas do Grupo Rede Energia

No dia 21 de outubro, estiveram reunidos com Romeu Rufino (Diretor Geral da ANEEL), SINDIREDE, uma intersindical formada por sindicatos, entre eles o Sinergia-MS, através do Presidente Elvio Marcos Vargas, que representam os trabalhadores do grupo rede energia, para apresentar reivindicações dos trabalhadores frente à intervenção nas empresas do grupo rede energia.

De acordo com Romeu Rufino – ANEEL, no final de novembro de 2013 a Energisa apresentará um relatório de recuperação à ANEEL e o mesmo será avaliado até dezembro de 2013. Uma vez que a ANEEL aprove o mesmo, será encerrada a intervenção e efetivada a alteração do controlador para a Energisa, vale observar que alguns credores não concordaram com o plano de recuperação apresentado pela Energisa e entraram na justiça, a ANEEL se posicionará apenas após a definição destas ações e isto pode alterar os prazos.

Se a resposta for negativa ao relatório da Energisa, apesar do parecer favorável a extensão da intervenção por mais dois anos, será decretada caducidade da concessão e a mesma retornará ao poder concedente para uma possível licitação posterior.

Desta forma, para a Enersul e Cemat, empresas cuja data-base é novembro, está mantida a negociação com os interventores. E esta negociação foi objeto de mais discussões com Romeu Rufino.

Em 2013 os trabalhadores do Grupo Rede Energia, na Campanha Salarial, não alcançaram, junto aos interventores, aumento real. A justificativa deles é que não poderiam avançar nas negociações por não terem autonomia.

Romeu Rufino foi direto ao afirmar que eles possuem total e completa autonomia para negociar, respeitada a realidade financeira vivenciada por cada empresa. O mesmo se aplica ao Plano de Cargos e Salários, reestruturações salariais, que seguem paradas desde setembro/2012, eles possuem autonomia para alterar/implementar.

Foi entregue uma série de reivindicações dos trabalhadores, cópia dos abaixo assinados pela eleição de representantes (ativos e aposentados) no Redeprev pautados por um processo democrático e a solicitação de canais para a negociação de participação nos lucros de venda das empresas.

A ANEEL responderá futuramente sobre estes assuntos.

Últimas Notícias