O presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, esteve em Brasília esta semana e conseguiu apoio do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT/MS) na luta pela manutenção da aposentadoria especial.
O parlamentar será o propositor de emenda à Reforma da Previdência (PEC 06/2019), que garante o direito à aposentadoria especial para os eletricitários que trabalham em área de risco, como acontece atualmente.
O texto da emenda foi elaborado com a ajuda da economista e supervisora técnica do escritório regional do Dieese, Andreia Ferreira, e da diretora do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF), Fabíola Latino Antezana.
Em Brasília, foi criado um grupo com sindicalistas do setor elétrico de todo o país, que vão enviar um texto aos parlamentares dos respectivos estados solicitando apoio à proposta de emenda.
O documento contém um estudo científico produzido em 2011 pela FNU (Federação Nacional dos Urbanitários) sobre a interferência eletromagnética na saúde dos trabalhadores, uma nota técnica do Dieese, elaborada pela Andreia Ferreira, sobre as doenças ocupacionais e acidentes no setor elétrico e um parecer jurídico da advogada previdenciária, Rosana Cantero, sobre o impacto da Reforma da Previdência aos eletricitários.
“A meta agora é conseguir 181 assinaturas de deputados federais de todo país, até a próxima semana. Sabemos que temos os partidos que já se comprometeram a votar conosco que são: PDT, PT, PSOL e PC do B, mas precisamos ir atrás de assinaturas de parlamentares de outros partidos. Não vai ser fácil, mas Juntos Somos Mais Fortes e venceremos essa batalha”, avalia o presidente do Sinergia-MS.
Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS