Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Abril Verde: Trabalho seguro, vidas preservadas

Artigo

Por: Francisco Ferreira da Silva*

Abril é o mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A data de 28 de abril foi instituída como o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho por causa da explosão de uma mina em Farmington, Estado da Virgínia (EUA), que matou 78 trabalhadores em 28 de abril de 1969. 

Infelizmente, nós, do setor elétrico brasileiro, continuamos a lamentar, chorar e enterrar trabalhadores, que continuam expostos aos riscos ocupacionais de uma profissão cada vez menos valorizada dentro das companhias do setor.

Entre 2013 e 2022, 177 eletricistas ligados a alguma empresa morreram por choque elétrico na rede aérea de distribuição, conforme dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023 da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Só no ano passado, foram 8 mortes. 

Não são apenas números estatísticos, são pessoas como eu e você, que tinham sonhos, planos, família.

Há casos em que se “perde” tudo isso de forma gradativa em razão das doenças mentais, que estão prejudicando a vida de milhares de trabalhadores. 

No mundo corporativo, a pressão por resultados e jornadas de trabalho excessivas, além do assédio moral, têm fabricado dentro das empresas pessoas doentes, sem nenhuma proteção por parte de quem as produz!

Trabalhadores e trabalhadoras, denunciem os abusos, o assédio moral e sexual, desta forma, creio num ambiente melhor dentro das organizações!

É urgente que a sociedade brasileira acorde e entenda que o trabalho nunca foi, não é e nunca será uma fábrica de doentes, mutilados e mortos!

Eletricistas, não façam qualquer atividade sem segurança, não coloquem suas vidas em risco! NADA justifica um acidente de trabalho!

Sua vida é importante, em especial para a sua família. Os riscos ocupacionais, aos quais vocês estão expostos todos os dias, devem ser controlados, se assim não o for, NÃO realizem suas atividades!

*Artigo por: Francisco Ferreira da Silva 
presidente do Sinergia/MS, secretário de segurança, saúde e previdência social da Furcen e técnico em segurança do trabalho

Últimas Notícias