Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Intersindical Energisa reúne dirigentes sindicais de todo o país em Campo Grande

A Intersindical Energisa, formada por sindicatos que representam os trabalhadores e as trabalhadoras do Grupo Energisa em todo país, se reuniu nos dias 14 e 15 de setembro, em Campo Grande-MS. Estiveram presentes representantes de oito sindicatos dos estados de Acre, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, São Paulo (Bragança Paulista e Presidente Prudente), Sergipe e Mato Grosso do Sul.

Foram debatidos assuntos como previdência complementar, aposentadoria especial, vencimento das concessões, representação dos terceirizados, entre outros. 

O secretário-geral do Sinergia-MS, Elvio Vargas, comentou sobre a mobilização para a necessidade de inclusão de emenda e aprovação do PLP 42/2023. A referida emenda restabelece a aposentadoria especial aos eletricitários que trabalham expostos aos riscos de choque elétrico. 

“Estamos nos mobilizando e já pedimos apoio para a aprovação desse projeto com a nossa emenda aos deputados federais Vander Loubet e Camila Jara. É uma articulação fundamental para restabelecer a aposentadoria especial dos eletricitários”, destaca Elvio Vargas, que também integra a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU).

Leia mais: Eletricitários pedem apoio da deputada federal Camila Jara na defesa da aposentadoria especial

Aposentadoria especial: Eletricitários pedem apoio do deputado federal Vander Loubet para aprovação de emenda

Elvio também falou sobre as atividades realizadas e o andamento das reivindicações do Grupo de Trabalho formado para o acompanhamento do processo das 20 concessões de distribuição de energia elétrica, com vencimentos entre 2025 e 2031.

Leia mais: GT divulga relatório sobre vencimento das concessões de distribuição de energia elétrica

Sinergia-MS critica renovação da concessão da Energisa sem debate

Encontro Jurídico

Os dirigentes sindicais também participaram do 1º Encontro para Diálogos Jurídicos dos Sindicatos que fazem parte da Intersindical Energisa, que foi realizado pelo Sinergia-MS. Esse evento foi um encaminhamento da última reunião da Intersindical realizada em abril de 2023.

Neste encontro, dirigentes sindicais e advogados debateram questões jurídicas que envolvem os trabalhadores da Energisa nos diferentes estados. Foram dois dias de encontro, com debates sobre Direito Sindical ante a Reforma Trabalhista, posicionamento do STF e Saúde do Trabalhador no Ramo Elétrico. Também houve apresentação de cases contenciosos trabalhistas de direitos dos eletricitários. 

“É muito significativo essa troca de experiências sobre as ações de cada sindicato, os acordos coletivos celebrados, o cálculo da PLR e as normas trabalhistas, para que possamos entrar em sintonia porque temos o mesmo objetivo: que é defender os trabalhadores e trabalhadoras da Energisa”, destacou Francisco Ferreira, presidente do Sinergia-MS.

Leia mais: 1º Encontro para Diálogos Jurídicos da Intersindical Energisa debate direito sindical e saúde dos eletricitários

Por: Comunicação do Sinergia-MS

Últimas Notícias