O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
Mais recentemente, a ação incluiu o alerta para outras doenças, como o câncer do colo do útero.
Por conta da importância deste movimento, o Sinergia-MS reforça seu apoio à campanha para ajudar a alertar e conscientizar as trabalhadoras do setor de energia sobre a importância dos exames preventivos e do autoexame. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66.54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:
– Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
– Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja,
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
– Podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Prevenção
Para tornar a prevenção ainda mais acessível, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA), em Campo Grande, está disponibilizando atendimento gratuito para mulheres entre 40 e 65 anos. Os exames serão oferecidos de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de outubro.
As mulheres interessadas podem comparecer diretamente ao Hospital de Câncer, localizado na Rua Marechal Rondon, 1053. O atendimento começa a partir das 6h, quando as senhas são distribuídas, permitindo que as pacientes realizem os exames no mesmo dia.
Ao longo do mês, as 74 unidades básicas de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos de Campo Grande estarão realizando ações com a oferta de diversos serviços e atendimentos à população, como coleta de preventivo, agendamento de mamografia, exame clínico de mamas, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas médicas e de enfermagem, roda de conversa, palestras de orientação sobre a importância do rastreio do câncer de mama e colo de útero, entre outros. Clique aqui e confira a programação.
Com informações do Ministério da Saúde e PMCG