Jogo eletrizante, mistura de emoções, casa cheia… Assim foi a final da etapa Campo Grande que consagrou o D.E.O.P campeão pela primeira vez da Capital do torneio “Juntos Somos Mais Fortes”. Por 2 a 1, a equipe venceu o Fiscalização no Clube dos Eletricitários e conquistou a sonhada taça do primeiro lugar nesta competição.
Além da grande decisão, houve também a disputa pelo terceiro lugar. Os Convidados golearam o Rede Forte por 3 a 0 e garantiram o bronze na etapa. E como de costume, a Comissão Organizadora elencou os destaques das equipes e premiou os atletas pelo desempenho em campo.
O primeiro tempo acabou 1 a 1 com gols do Linyker Fernandes (DEOP) que acertou um belo chute de fora da área e Márcio Ribeiro empatou para a Fiscalização, aproveitando a única falha da zaga adversária no jogo.
Para o campeão D.E.O.P dois jogadores foram decisivos para o resultado: Talisson Alves, goleiro que defendeu um pênalti e Luiz Fernando Villas Boas, o artilheiro da equipe e dono do gol do título inédito, um chute cruzado sem chances para o goleiro Luiz Carlos (Mão) da equipe adversária. Participantes veteranos e de outros times também foram prestigiados:
Goleiro menos vazado: Tiago (Convidados)
Artilheiros (6 gols): Fabiano (Convidados), Tiago (Fiscalização) e Eric (Engelmig)
Veteranos: José e Ivaldo (Rede Forte) e Chaguinha (Engelmig)
O secretário-geral do Sinergia-MS e o famoso repórter “Jogou Onde?”, Elvio Vargas, comentou sobre a final e o torneio que caiu no gosto dos trabalhadores. “Fechamos a final com chave de ouro. Durante as próprias entrevistas com os atletas, a maioria parabenizou a organização do torneio e reconheceu uma evolução no nível técnico das equipes e principalmente na organização e estrutura do clube”. Elvio dividiu os elogios com toda a diretoria do sindicato e com a Comissão Disciplinar formada por ele, Rodrigo, Valentim, Isac e Chaguinha.
Celebração, luta e solidariedade
E a comemoração não parou por aí! O Sinergia aprovou a ocasião para arrecadar valores e alimentos à Fio de Esperança, iniciativa da entidade que apoia e acolhe trabalhadores em situação de vulnerabilidade.
Logo após a final do jogo, a Festa do Trabalhador contou com a participação dos atletas e dos familiares. Cerca de 600 pessoas estiveram reunidas, em total clima de festa, nesta data que marca a luta de uma classe dedicada, que sua a camisa para dar o melhor, mas que infelizmente sofre com a falta de reconhecimento e valorização.
Falando em reconhecimento, o Sinergia-MS dedicou uma linda homenagem a quatro diretores, três que se desligaram recentemente da empresa e uma que encerrou as atividades em 2020. Pedro Moyses, Dilson Ricartes, Maria Ângela Farias e Gilson Pereira receberam placas em agradecimento ao tempo de luta junto do sindicato e os anos dedicados ao setor elétrico do estado.
Além de celebrar o 1º de Maio com um almoço animado, o momento também foi de reflexão sobre as condições de trabalho e situações fatais aos quais a categoria está submetida. O presidente do Sinergia, Francisco Silva, destacou sobre os frequentes acidentes devido à sobrecarga e descumprimento de regras das empresas. “A sua vida vale mais do que qualquer salário”, frisou.
Aliceia Araújo, diretora do sindicato, reforçou aos trabalhadores que “a rotina profissional é só uma parte da nossa vida. A saúde é em primeiro lugar, tem que aprender a falar não e impor limites”.
Com o resultado de Campo Grande, estão definidos os quatro representantes do Mato Grosso do Sul que vão disputar final estadual. D.E.O.P, Ponta Porã, Aquidauana e Coxim estão no páreo para ser o grande campeão do torneio do Sinergia-MS.
O torneio em Campo Grande contou com 12 equipes das seguintes empresas: Energisa/MS, Engelmig, Rede Forte, Elcop, Eletrosul, State Gride, Celeo Energia e Convidados.