Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

nossa HISTÓRIA

SINERGIA-MS

Com a criação oficial do estado do Mato Grosso do Sul, em 1979, o movimento trabalhista da região se apressou em montar arcabouço próprio. Os sindicatos com caraterísticas estaduais e as federações trataram de se instalar no novo estado.

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Enersul, inicialmente não se mobilizaram para criar sua entidade sindical. Ao longo do ano de 1980, eles foram representados pelo Sindicato dos Eletricitários de Mato Grosso. Essa opção, diferente das outras entidades sindicais do novo estado.

Um episódio com dois ex-trabalhadores da Enersul mudou o rumo da história. Eduardo Peres e Benjamin Correia receberam indicações de que algumas pessoas seriam demitidas da empresa, e estar à direção de uma entidade sindical, por conta da Legislação Trabalhista, era a garantia da estabilidade no emprego que ambos desejavam. Nasceu, então, a Associação das Indústrias Urbanas de Mato Grosso do Sul, que um ano depois converteu-se para o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul (STICE).

Em janeiro de 1995, o Boletim do Sindicato publicou um duro artigo com críticas contra a nova diretoria que assumiu a Enersul, liderada pelo ex-deputado Federal Valter Pereira, um dos próceres do PMDB do estado. Poucos dias depois, circulou novo Boletim dos Eletricitários com cara nova e nome novo porque a entidade passou a se chamar Sinergia, primeiro nome do sindicato escolhido ainda em 1982, por Eduardo Peres.

São mais de 40 anos em defesa dos eletricitários do Mato Grosso do Sul

O Sinergia-MS é um sindicato forte, combativo e atuante, movido pelos trabalhadores e para os trabalhadores. Por isso, convidamos todas e todas para fazerem parte dessa história e fortalecer essa luta que nunca terá fim diante das injustiças sofridas, mas sempre terá avanços graças a nossa união.

Mais de 40 anos de história
Para resgatar a memória das mais de quatro décadas de luta e atuação da entidade, foi lançado o livro 40 anos na defesa dos eletricitários e das eletricitárias de Mato Grosso do Sul. A obra conta com 264 páginas escritas pelos historiadores Eronildo Barbosa e Raquel Anderson a partir de ampla pesquisa com base em informações de jornais, revistas, vídeos, atas e outros documentos, além de entrevistas com personagens importantes da trajetória do sindicato.

Últimas Notícias