Audiência na Câmara discute sobre convenção da OIT que erradica violência no ambiente de trabalho

Ratifica C190, Já! O Sinergia-MS tem buscado todos os mecanismos para combater a violência no ambiente de trabalho, problemas que, há anos, os eletricitários de Mato Grosso do Sul enfrentam dentro da Energisa/MS e de suas empresas terceirizadas. Logo depois de participar da solenidade de abertura da 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres, a diretora do Sinergia-MS, Aliceia Araújo, marcou presença em uma Audiência Pública, na Câmara dos Deputados, que tratou da ratificação da Convenção 190 da Organização Mundial do Trabalho.

A C190 é uma norma internacional que visa acabar com a violência e assédio moral no ambiente de trabalho. Aprovada desde 2019 e reconhecida desde 2021, a Convenção é um marco na garantia de direitos porque estabelece medidas práticas para lidar com casos de violação e aponta as responsabilidades das empresas na prevenção e eliminação destes problemas no ambiente laboral.

O Brasil, entretanto, ainda não adotou a C190 na legislação nacional. Por isso, o Sinergia-MS se juntou à luta das entidades sindicais, movimentos sociais e demais representações de trabalhadores para cobrar o Governo Federal pela implementação da norma.

“Integrar esses espaços nacionais de diálogo é fundamental para nós, eletricitários, que somos obrigados a lidar com o assédio moral, psicológico e práticas discriminatórias na cultura da Energisa. Vamos seguir no combate às práticas abusivas e em busca de medidas que protejam a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores”, analisou Aliceia.

Últimas Notícias