Matéria publicada originalmente no Jornal O Estado, por Bruno Desidério em 12 de agosto de 2.009.
Após realizarem paralisação de suas atividades durante todo o dia de ontem, 11 de agosto, cerca de 130 funcionários da Engelétrica em Campo Grande aceitaram acordo proposto pela empresa e voltam hoje ao trabalho. Eles reclamavam do constante atraso dos salários e da falta de cumprimento dos contratos. Segundo Elvio Marcos Vargas, presidente do Sinergia-MS, o atraso dos salários “é uma rotina da empresa”.
“Os salários são baixos e estão sempre atrasados. Este mês deveriam ter sido pagos na sexta-feira, 07 de agosto.” Ele explica que alguns trabalhadores também precisam utilizar seus veículos para trabalharem. “Temos um contrato em que usamos nossos carros e a empresa paga pela locação, mas eles não cumprem”. Outra reclamação do sindicato é que os trabalhadores não estão recebendo seus vales-alimentação.
Assembléia
Em assembléia realizada no Sindicato na tarde de ontem, a Engelétrica propôs acordo. Os funcionários terão seus salários depositados hoje, 12 de agosto, até o dia 21 receberão os R$ 70,00 pelo atraso e até o dia 20 receberão pela locação dos veículos. A proposta foi aceita e os funcionários voltam hoje ao trabalho.
A Engelétrica presta serviços à Enersul. São 350 funcionários em todo Estado. Os trabalhadores do interior aguardavam resultado da assembléia na Capital para decidirem se aderiam à greve. Com o acordo, seguem trabalhando normalmente.
“Se o acordo não for cumprido, faremos paralisação total e vamos parar a Avenida Salgado Filho”, afirma Élvio.