Companhia nega que a criação de novas holdings tenha sido cogitada
A Eletrobras negou, por meio de nota oficial, que o Governo Federal esteja estudando realizar a cisão da companhia, por meio da criação de três holdings, que gerenciariam os ativos de geração, transmissão e distribuição. A informação foi publicada no jornal O Globo, na última quinta-feira (24/01).
Segundo o periódico, uma fonte do setor afirmou que a medida estaria ganhando força dentro do governo, como forma de fazer frente à redução de receitas de cerca de 70%, imposta pela renovação dos contratos de concessão conforme os dispositivos da MP579.
“A empresa recebeu a incumbência do governo, seu sócio majoritário, de estudar opções para racionalizar os custos do Sistema Eletrobras, aproveitando as sinergias existentes entre as subsidiárias, e de propor uma estrutura para gestão dos ativos de geração, transmissão e distribuição que seja compatível com o novo cenário regulatório. No entanto, em momento algum, a possibilidade de criação de novas holdings para as atividades de geração, transmissão e distribuição foi cogitada”, diz a nota da Eletrobras.