O Sinergia-MS deseja a TODOS um 2009 de muitas conquistas, nenhuma perda, saúde, harmonia e prosperidade…
Todo início de ano é uma época para reflexões. O Ano de 2008 iniciou-se de forma positiva, fechamos o ACT 2007/2008 com algumas conquistas, destacando a nossa PLR de no mínimo duas remunerações.
Depois veio a troca acionária da Enersul, foi um momento de incertezas e de expectativas. Nesse período, aconteceu o fechamento em assembléias de um acordo da Fundação Enersul e logo depois se iniciaram o processo de negociações do ACT 2008/2009.
O ano poderia ter fechado melhor, pelo menos era isso que o Sindicato e os trabalhadores esperavam.
A entrega da pauta e vários contatos, solicitando o início das negociações, tanto do ACT quando do cumprimento do Acordo da Fundação Enersul começaram já em Outubro.
A primeira reunião, depois de vários adiamentos por parte da empresa, aconteceu somente no dia 05-12, onde foi feita a apresentação da nossa pauta. A segunda reunião, que só ocorreu no dia 19-12, porque o sindicato foi até São Paulo, a empresa se mostrou totalmente intransigente.
Para chegarmos a um acordo na reunião, abrimos mão de algumas reivindicações, mas deixamos claras as nossas bandeiras.
A empresa ofereceu apenas a reposição da inflação e um aumento nos tíquetes, retirando o nosso “vale peru” e não garantido formalmente nenhuma outra reivindicação como o nosso Acordo da Fundação, a garantia que não perderemos nenhum benefício adquirido, a nossa PLR de no mínimo duas remunerações e outras.
Estamos aguardando um novo contato para retomarmos as negociações e esperamos que a empresa, nesse novo ano, também faça a sua reflexão.
Não podemos perder em alguns dias, o que conquistamos em vários anos!!!