Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

ENERGIZANDO 77: REUNIÃO EQUIVOCADA E ARBITRÁRIA COM OS TRABALHADORES DA ENERSUL

Na quarta-feira, 09 de dezembro, todos os trabalhadores do Centro Operacional foram chamados para uma reunião de urgência, às 15h, com o vice-presidente do Grupo Rede Energia, Sidney Simonaggio. Essa reunião, sobre a negociação da Campanha Salarial 2009/2010 da Enersul foi gravada em vídeo com o objetivo de ser propagada às diversas unidades da empresa no interior do Estado.

O vice-presidente expôs informações econômico-financeiras de forma genérica, mas eloquente. Sua fluência ao citar números e índices foi deveras impressionante. Todavia, o óbvio não foi dito: a Enersul é uma empresa lucrativa e não deficitária.

A empresa de referência, que é um espelho criado pela Aneel para as distribuidoras de energia elétrica do país e que estabelece uma estrutura operacional e financeira para cada uma delas, NUNCA foi fielmente cumprida pela Enersul. Nem na gestão do Grupo Rede Energia, nem do anterior. Portanto, citá-la é no mínimo um equívoco. Da mesma forma que falar sobre lucro regulatório, que na verdade é uma projeção complexa, que depende de variáveis internas e externas.

Outra coisa que muito nos impressionou na fala do vice-presidente é que a Diretoria estaria à disposição do sindicato ainda esta semana para fechar o ACT 2009/2010. Muito estranho, pois ele sequer integra a mesa de negociações. Os representantes pelas mesmas deixaram claro que só teriam disponibilidade em nos atender na próxima semana. Eles também propuseram que as negociações fossem feitas em São Paulo, mas por entendermos que o assunto é de ÂMBITO EXCLUSIVO DA ENERSUL, recusamos esta proposta.

Quanto a festa promovida pela empresa, o presidente deste sindicato foi em todos os blocos do Centro Operacional, observando que a Diretoria do Sinergia não compareceria, pois não há o que comemorar enquanto não se fechar o ACT e outros assuntos pendentes. Em momento algum pressionou a categoria a boicotar a comemoração. A não ser que a palavra SOLIDARIEDADE tenha sido entendida pelo vice-presidente como coação.

E por fim, quando uma de nossas trabalhadoras pediu a palavra, ele foi irônico e arbitrário, não lhe concedendo espaço para o mínimo comentário ou pergunta. Provavelmente na edição do vídeo essa parte será cortada. Ou melhor, CENSURADA.

ESTAMOS REIVINDICANDO O QUE TEMOS A ABSOLUTA CERTEZA SER POSSÍVEL E JUSTO, SEM PREJUDICAR OS ACIONISTAS DA ENERSUL OU DO GRUPO.

Últimas Notícias