Nesta quinta-feira, dia 22, o Sinergia-MS iniciou a oficina de planejamento para a Campanha Salarial 2022/2023 da Energisa/MS. A atividade reúne diretores da capital e do interior do Estado, na sede da entidade sindical, em Campo Grande.
“Esse primeiro dia foi bastante positivo, a oficina volta a ser presencial depois de 2 anos, e todos estão animados para a Campanha Salarial. Percebemos um sentimento de empolgação e união, que é resultado da nossa eleição sindical e da esperança de perspectivas melhores para o ano que vem”, comentou o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.
A oficina começou com a análise da conjuntura com o sociólogo e doutor em Educação, Fausto Augusto Junior, que é diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). No cenário internacional, o cientista social destacou os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, questões ambientais e setor elétrico, mudanças tecnológicas e mercado de trabalho.
“Estamos em uma mudança tecnológica consistente com a chamada revolução 4.0. Algumas cidades implementaram o 5G, que aumenta a velocidade de conexão e altera como as coisas se inter-relacionam, isso significa uma ampliação de automatização e de desterritorialização de controles”, explicou.
No cenário nacional, Fausto Augusto Junior analisou como a política de preços da Petrobras e o desmonte da política de estoques reguladores têm provocado o aumento do preço dos alimentos e da inflação no país. Também falou sobre a proximidade das eleições e como o voto pode garantir mudanças no projeto de desenvolvimento econômico e social e reduzir os processos de terceirização e os ataques aos direitos dos trabalhadores.
“Estão em jogo visões de país muito diferentes. No atual projeto, você tem um grupo de pessoas que enriquecem, ganham muito dinheiro, enquanto a maioria da população empobrece. Hoje, cerca de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Mais da metade dos brasileiros ganham menos de R$ 1.500,00 por mês. A possibilidade de mudança deste cenário depende do que vai acontecer em outubro”, avaliou.
Ao final da apresentação, o sociólogo esclareceu as dúvidas dos diretores sobre os temas abordados.
Balanço financeiro da Energisa
A supervisora técnica do escritório regional do Dieese, Andreia Ferreira, fez a apresentação dos dados financeiros da Energisa-MS. No primeiro semestre de 2022, o lucro líquido da empresa totalizou R$ 327,7 milhões, aumento de 26,6% ante o lucro de R$ 259 milhões registrado no primeiro semestre de 2021.
“Apesar da redução de venda de energia, especialmente na classe residencial e na classe rural, o lucro da empresa foi alto, assim como as receitas, porque estamos vindo de um aumento de tarifa que foi de 18% e também da revisão tarifária, que acontece a cada quatro anos e foi próximo 10% [9,87%]”, explicou.
Durante a apresentação, também foram apresentados os dados sobre a inflação no país. No setor de alimentação, por exemplo, o acumulado dos últimos 12 meses chegou a 11,41% em Campo Grande. Na avaliação da economista, este cenário reforça a necessidade de melhorias financeiras aos trabalhadores diante da situação econômica positiva para a concessionária de energia.
“Mesmo com dois anos de pandemia, a empresa continua lucrando a cada ano. Para se ter uma ideia, o lucro do primeiro semestre deste ano alcançou praticamente o mesmo que ela teve em um ano inteiro, em 2019, que foi de R$ 333,20. É um montante significativo que deve chegar aos trabalhadores que contribuíram para esses resultados positivos”, analisou.
Os trabalhos da oficina são coordenados pela economista e técnica do Dieese, Renata Belzunces. Para encerrar as atividades do primeiro dia, os diretores do Sinergia-MS realizaram debates em grupo para analisar os pontos positivos e negativos para a categoria abordados nas apresentações.
Os debates para a Campanha Salarial 2022/2023 da Energisa/MS seguem nesta sexta (23) e sábado (24), com apresentação do resultado da pesquisa com a categoria, com os principais anseios e reivindicações dos eletricitários. Também haverá discussão das estratégias de comunicação e de mobilização e definição das bandeiras e do mote da Campanha Salarial da Energisa-MS.
Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS