Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Sinergia-MS participa de debate do DIEESE sobre Reforma da Previdência

Na última sexta-feira (dia 10), o vice-presidente do Sinergia-MS, Élvio Vargas, participou da 13ª Jornada de Debates do DIEESE: “PEC 287: A minimização da previdência pública”.

Um dos objetivos da jornada é municiar os dirigentes de dados e informações que qualifiquem o debate sindical, com as bases e a própria sociedade.

A PEC vai dificultar o acesso e rebaixar o valor médio dos benefícios, com mudanças que diminuem o alcance e a importância da previdência social. Entre outras alterações, a Reforma da Previdência pretende extinguir a aposentadoria por tempo de contribuição; estabelecer idade mínima única para aposentadoria (aos 65 anos) para praticamente todo o conjunto dos trabalhadores (urbanos e rurais; do setor público e do privado; professores; homens e mulheres); mudar o cálculo e reduzir o valor dos benefícios previdenciários em geral; proibir acúmulo de benefícios, como pensões e aposentadorias; e desvincular benefícios assistenciais e pensões do salário mínimo.

Um dos mitos do déficit da Previdência é a forma como esse déficit é colocado de maneira distorcida pelo governo com o propósito de induzir e enganar a população. Na palestra do DIEESE, foi discutido que considerando a Previdência como parte do sistema de seguridade social, não há déficit. Só em 2014, sobraram no caixa R$ 54 bilhões. Em 2015, sobraram mais R$ 11 bilhões. Mas esses recursos têm sido empregados para outros fins, como o pagamento da dívida pública.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS

13ª Jornada de Debates do DIEESE

Últimas Notícias