Neste ano, será celebrado pela primeira vez o Dia da Consciência Negra como feriado nacional! A decisão veio por parte do governo Lula, que em 21 de dezembro de 2023 sancionou a lei 14.759, tornando feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Apesar de ter sido criada em 1971, a data só foi formalizada nacionalmente em 2003, passando a ser uma data importante no calendário escolar, sendo instituída como data comemorativa em 2011 e se transformando em feriado no último ano.
A data que relembra a luta dos escravizados e a morte de Zumbi (líder que comandou o Quilombo dos Palmares e foi morto em 20 de novembro de 1695) é também uma forma de resistir ao racismo enfrentado pelas pessoas negras nos dias atuais e ainda, uma forma de valorização e perpetuação da cultura afro-brasileira.
Chico Ferreira, presidente do Sinergia-MS, enfatiza que a homenagem a uma figura tão importante da história é um avanço significativo à sociedade. “Há muito para conquistar, para mudar e para lutar, mas é preciso também reconhecer os pequenos passos. Que todas as entidades sindicais, movimentos sociais, governos e a sociedade entendam e valorizem a grandeza desse gesto”
O reconhecimento da data como feriado nacional não só prova a importância da data, mas mostra também que a luta contra o racismo e toda e qualquer forma de discriminação é um dever da sociedade como um todo.