A Enersul, concessionária de energia elétrica que atende a 74 municípios em Mato Grosso do Sul, fechou novo contrato para comprar energia de usinas de açúcar e álcool. O leilão, ocorrido na última quarta-feira (18), é visto como uma boa alternativa para baratear os custos de produção e incentivar a produção local de energia. No total, a companhia adquiriu 22 megawatts, em um contrato de oito anos. A energia seria suficiente para abastecer 1 milhão de residências durante oito anos, segundo a Enersul.
Dois grupos participaram do processo – usinas de Caracol e de Vista Alegre, distrito de Maracaju. Neste tipo de leilão, são os vendedores que apresentam propostas. Vence quem apresentar o menor preço. Os dois grupos foram contemplados. A Enersul comprou energia pra ser usada a curto prazo, a partir de dezembro.
Normalmente as distribuidoras compram energia elétrica do Sistema Integrado Nacional, que reúne todas as geradoras do país, como hidrelétricas e termoelétricas. Quem regula o preço nessa negociação é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesses casos, a concessionária também paga pela distribuição da energia.
Pela modalidade do leilão, a companhia consegue economizar, pois paga menos pela distribuição da energia, em comparação ao sistema nacional. As regras do leilão estipulam que até 10% do total de energia elétrica que a distribuidora precisa para fornecer à área de concessão sejam adquiridos.
Fonte: Site Delcídio do Amaral