Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Confederação Nacional dos Urbanitários realiza Congresso e elege nova diretoria para quadriênio 2024-2028

Nos dias 12 e 13 de agosto, dirigentes sindicais de federações urbanitárias de todo o Brasil estiveram no Rio de Janeiro para o Congresso Extraordinário da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), entidade que representa os trabalhadores e trabalhadoras em Energias, Saneamento, Gás e Meio Ambiente.

Na mesma ocasião, a nova diretoria da CNU foi eleita para os próximos quatro anos (2024-2028). O Sinergia-MS esteve representado pela diretora Aliceia Araújo e o secretário-geral, Elvio Vargas, eleitos para integrar o Conselho Fiscal e a Secretaria-Geral da Confederação, respectivamente, no próximo quadriênio. O presidente do sindicato, Chico Ferreira, também marcou presença.

A presença de dirigentes sindicais na diretoria assegura que os interesses específicos da categoria representada estejam diretamente envolvidos na formulação de estratégias e políticas de grande impacto, garantindo uma defesa mais eficaz dos direitos trabalhistas.

Para a Aliceia, a participação do Sinergia-MS na CNU “amplia seu alcance e sua capacidade de influenciar decisões em esferas superiores, além de proporcionar acesso a uma rede de apoio mais sólida” e completa: “Estar integrado a uma confederação permite ao sindicato fortalecer sua voz em negociações nacionais e globais, compartilhar boas práticas e conquistar melhores condições para os trabalhadores”, disse a diretora.

Elvio comenta, também, que o sonho virou realidade. “O Sinergia-MS sai fortalecido desse evento e esse processo da CNU, de eleger a sua primeira diretoria, após o registro oficial, é a consolidação da luta não só dos trabalhadores do Mato Grosso do Sul, mas de todo o Brasil”, ressaltou.

Após a eleição da diretoria da CNU, os dirigentes participaram do 12º Encontro Nacional dos Urbanitários (ENU), nos dias 14 e 15 de agosto. Com o tema “A nova unidade para fortalecer os urbanitários e urbanitárias do Brasil – O nosso futuro começa agora!”, o evento discutiu sobre privatizações do saneamento, aposentadoria especial, financeirização do saneamento, os próximos rumos das atividades e os desafios da nova organização da CNU.

HISTÓRICO

A Confederação Nacional dos Urbanitários foi fundada politicamente em agosto de 2015, em Florianópolis, durante o 20º Congresso da Federação Nacional dos Urbanitários. Entre 2016 e 2019, três federações regionais (FNU, FRUNE e FURCEN) realizaram, em conjunto, um processo preparatório para a fundação da CNU. No final de 2019, foi realizada a Assembleia de fundação da Confederação.

Dois anos depois, em 2022, a CNU obteve seu registro em Cartório e em maio deste ano (2024) obteve o registro sindical concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A eleição da primeira diretoria é um marco na história da CNU e se oficializa como um braço importante da luta pelos trabalhadores e trabalhadoras dos setores de energia elétrica, saneamento, gás e meio ambiente.

Últimas Notícias