Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Consumo de gás retrai 2,2% em setembro

Resultado, segundo Abegás, reflete a menor utilização das térmicas

O consumo total de gás natural no País no mês de setembro foi de 62,5 milhões de metros cúbicos por dia, em média, uma retração de 2,2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), responsável pelo levantamento, o resultado reflete a menor utilização das térmicas a gás nas regiões Sul e Sudeste e da ligeira retração do segmento industrial.

A região Sudeste é a maior consumidora do energético com uso médio de 42,6 milhões de metros cúbicos por dia, seguida pela região Nordeste com um consumo de 10,5 milhões de metros cúbicos por dia. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consomem, em média, 5,3 milhões m³/dia, 3,2 milhões m³/dia e 1 milhão m³/dia.

Somente em geração e cogeração de energia, a região Sudeste continua sendo a que mais consome gás natural no País, com 16,4 milhões de metros cúbicos consumidos por dia em setembro. Na sequência, estão as regiões Nordeste com 4,5 milhões m³/dia e Norte com 3 milhões. Já a região Sul consumiu 515 mil m³/dia e a Centro-Oeste, 1,6 mil m³/dia.

Por outro lado, o consumo de gás natural em residências no mês de setembro atingiu 1,1 milhão de metros cúbicos por dia. “Um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado dos investimentos das distribuidoras na expansão do uso do energético”, explica a associação, em nota publicada nesta quinta-feira (24/10). O número de consumidores residenciais cresceu 8,9% no mesmo período.

Hoje o gás natural chega a mais de 2,3 milhões de consumidores em todo País.

Últimas Notícias