Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Leilão especial é marcado para maio de 2013

Início de suprimento será em 1º de junho de 2013 e término em 30 de junho de 2015

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

O leilão especial, que negociará energia de empreendimentos de geração existente, foi marcado para maio de 2013, segundo Portaria nº47, publicada pelo Ministério de Minas e Energia nesta sexta-feira, 15 de fevereiro. Segundo a Portaria, o edital do leilão, que será chamado pelo MME de leilão A, conforme informou a assessoria de imprensa do ministério, e não A-0 como apelidou o mercado, deverá prever a comprovação de lastro de venda, por meio de garantia física de empreendimento de geração próprio ou de terceiros, neste caso, exclusivamente, mediante contratos de compra de energia e potência na modalidade por quantidade de energia.

No leilão, de acordo com o MME, serão negociados contratos na modalidade por quantidade, com início de suprimento em 1º de junho de 2013 e término em 30 de junho de 2015, para todas as fontes energéticas. Os agentes de distribuição deverão apresentar até o dia 12 de abril as declarações de necessidade para o ano de 2013. A Agência Nacional de Energia Elétrica será responsável por elaborar o edital, seus anexos e os contratos de comercialização de energia no ambiente regulado.

A ideia é que o leilão deverá ofertar somente energia velha que estiver descontratada, que deverá ser incorporada às cotas das distribuidoras. O total descontratado é resultante da diferença entre a demanda de 9.847 MW médios e os 7.793 MW médios rateados no sistema de cotas. A expectativa é que a contratação seja superior a 2 GWmed.

Últimas Notícias