O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner afirmou que o grupo Rede deverá apresentar até o início de 2013 o sócio que assumirá o controle das oito distribuidoras da empresa que estão em intervenção pela autarquia. O novo parceiro, que pode ser até mais de uma empresa, vai ‘patrocinar’ o plano de recuperação das concessionárias, segundo o diretor.
‘[O grupo Rede] já apresentou para a gente um plano de recuperação, que está associado à entrada de um sócio que aporte capital. Achamos que em um mês nós terminaremos de avaliar [o plano]. Esperamos que até o início do ano que vem, eles [o grupo Rede] já tenham condições de aparecer com quem será o sócio, que vai patrocinar o plano’, disse Hubner, que participa de inauguração do centro de monitoramento e pesquisa de projeto de energia inteligente da distribuidora Ampla, em Armação de Búzios (RJ).
O grupo Rede já assinou um acordo de exclusividade com a CPFL e a Equatorial Energia para vender o controle das distribuidoras. Existem, porém, outros interessados no negócio, como o consórcio formado pela estatal paranaense Copel e o grupo mineiro Energisa.
A Equatorial Energia adquiriu recentemente o controle da Celpa, distribuidora que pertencia ao grupo Rede e que estava em recuperação judicial.
As oito distribuidoras do grupo Rede que sofreram intervenção pela Aneel estão localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
(O repórter viajou a convite da Ampla.)
Fonte: G1