Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

S&P: Energisa tem perspectiva negativa em função da compra da Rede

Ratings atuais, porém, foram reafirmados e podem ser mantidos caso a aquisição seja atrelada ao aumento de capital da companhia

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s reafirmou os ratings de escala global (BB) e nacional (brAA-) atribuídos a Energisa e suas subsidiárias. No entanto, a S&P alterou a perspectivas desses ratings de estável para negativa, em função da potencial aquisição do Grupo Rede Energia, este controlador de oito concessionárias de distribuição.

“Os ratings da Energisa refletem o perfil de risco de negócios satisfatório e liquidez adequada. Este perfil se baseia na visão de que a empresa financiará a aquisição do Grupo Rede, principalmente por meio de emissão de dívidas, o que deteriorará seus indicadores financeiros no exercício de 2014”, explica a agência. “Já a perspectiva negativa reflete a potencial deterioração nas métricas de crédito após a aquisição do Grupo Rede (dívida sobre Ebitda).”

A S&P ressalta ainda que pode alterar a perspectiva para positiva ou elevar os ratings se a empresa financiar a aquisição com aumento de capital, em vez de dívida nova.

Aquisição do Grupo Rede 

Em julho de 2013, os credores do Grupo Rede, reunidos em assembleia, aprovaram por maioria dos créditos, o plano de reestruturação de recuperação judicial que prevê a alienação do seu controle para a Energisa. Em 9 de setembro, o juiz da 2ª Vara de Falências e recuperação Judicial de São Paulo aprovou o plano de reestruturação das dívidas do Grupo Rede.

A efetivação da aquisição e da reestruturação de dívidas do Grupo Rede ainda depende do cumprimento de certas condições precedentes, entre as quais incluem a aprovação do plano de recuperação por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Últimas Notícias