Notícias

você está em: home > Notícias

27 de Novembro de 2012 às 05:20

03 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DE PROTESTO EM DEFESA DOS TRABALHADORES E DO SETOR ELÉTRICO

 

03 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DE PROTESTO EM DEFESA DOS TRABALHADORES E DO SETOR ELÉTRICO
 
A Coordenação do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) se reuniu no Rio de Janeiro, com a direção do Eletrobras para discutir alguns pontos estratégicos para os trabalhadores da Holding, que são: a PLR, o desconto dos dias parados durante a paralisação em defesa de um acordo justo e principalmente a MP 579.
No que tange a MP 579 a Eletrobras voltou a ficar em cima do muro, dizendo que vê como legítima a gestão que o CNE e a FNU tem feito com os movimentos sociais junto aos parlamentares, entretanto, disse que não cabe a Holding se envolver nessa discussão, e que apenas cumprirá o que determina o governo, mesmo que tenha que demitir através do PDV ou reduzir drásticamente seus investimentos.
Segundo a Eletrobras com relação à PLR se não houver mudanças nos mecanismos previstos pela MP 579, as empresas podem não apresentar lucro, fato que impossibilitaria a distribuição de dividendos, assim sendo, o trabalhador ficaria sem a PLR, um total absurdo que acaba com uma conquista histórica da categoria, ou seja, apesar do lucro operacional apresentado pela Holding ele não será pago aos trabalhadores, que não terão a PLR por conta do impacto do valor baixo das indenizações no balanço das empresas.
Para a questão dos dias parados nada de novo foi dito, como sempre os gestores da Holding tiraram o corpo fora, dizendo que esse tema não está em pauta no momento e por enquanto fica como está. Está claro que a direção da Holding não irá se intrometer em qualquer discussão sobre estes temas, essa decisão infelizmente não surpreende os trabalhadores do Sistema Eletrobras e o CNE, pois estes gestores sempre se esconderam dos debates dos temas centrais, fazendo uma opção pela postura subserviente para manutenção dos seus empregos, seguindo o ditado popular: “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Ou seja, cabendo apenas aos trabalhadores lutar pela preservação da empresa estatal de energia.
 
PARALISAÇÃO NACIONAL DIA 03 DE DEZEMBRO
Diante do quadro gravíssimo em que a MP 579 coloca os trabalhadores do Sistema Elétrico, com a possibilidade de demissões em massa, aumento da terceirização nas atividades fim e o enfraquecimento brutal de empresas que são pólos regionais de desenvolvimento, como a CHESF, será realizado dia 03 de dezembro o dia nacional de luta em defesa do Sistema Elétrico e dos trabalhadores .
Esse dia nacional de luta em defesa dos trabalhadores e do Sistema Elétrico será marcado por uma onda de protestos em todo país. O papel de cada sindicato é mobilizar a categoria, alertando e conscientizando dos riscos que representa a MP 579 nos moldes que ela foi apresentada pelo governo.
Vamos alertar a sociedade sobre o perigo do enfraquecimento do setor elétrico nacional, apresentando as propostas que a FNU formulou e colocou junto ao
Congresso Nacional de mudanças na MP que garantam uma energia mais barata para o consumidor, o fortalecimento das empresas e o fim das terceirizações que matam centenas de trabalhadores em todo pais por ano.
É importante destacar que a escolha do dia 03 de dezembro é emblemática e proposital, pois no dia 03 acontecerá também a assembleias dos acionistas da
Holding e no dia 04 de dezembro será realizada a assinatura dos contratos de renovação das concessões das empresas do Sistema Eletrobras. Portanto, nesses
dois dias será fundamental pressionar as direções para que repensem as consequencias do seu ato caso a MP não sofra as alterações necessárias e propostas pela FNU.
Nesse dia 03 de dezembro participe junto com seu sindicato dessa grande manifestação. Divulgue e compartilhe nas redes sociais, e o mais importante, seja protagonista dessa luta em defesa do trabalhador do Sistema Elétrico. Participe!



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo