Notícias

você está em: home > Notícias

28 de Março de 2024 às 18:00

A melhor distribuidora de energia do Brasil: da porta para dentro os trabalhadores sofrem com descaso e irregularidades da Energisa-MS

Quantas famílias mais precisam ser prejudicadas e sacrificadas com a ausência de um ente querido para que a Energisa possa levar o crédito?

Crédito: Freepik

Assédio, retirada de direitos trabalhistas, desvalorização remuneratória e negligência com a saúde das trabalhadoras e trabalhadores são denúncias graves, mas não capazes de impedir que a Energisa (MS) recebesse o primeiro lugar nas categorias Região Centro-Oeste e Maior Crescimento do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2023 - IASC na última sexta-feira (22).

A empresa concorreu com as principais distribuidoras do Brasil e a pesquisa foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na pesquisa foi avaliada a satisfação dos clientes de todas as regiões do Brasil, levando em consideração a qualidade do serviço do fornecimento de energia, atendimento e confiança nas distribuidoras.

O questionamento que buscamos trazer ao longo dessa matéria é: como uma empresa que pratica assédio moral e psicológico desenfreado, que desrespeita leis trabalhistas levando os (as) trabalhadores (as) até a desistir da vida, que resiste a pagar direitos e o que é justo e negligencia a saúde dos trabalhadores e ignora as condições de trabalho pode liderar o ranking entre as melhores distribuidoras de energia do Brasil?

E o mais curioso dessa “premiação” não para por aí. Um levantamento técnico feito por federações e sindicatos representativos do setor detectou que, dentre as distribuidoras de energia elétrica com contratos vencendo até 2028, a Energisa-MS liderou o ranking de reclamações no Procon em 2022. Ou seja, a empresa bateu recorde no número de queixas feitas pelos próprios clientes e pouco mais de um ano depois ela recebe um prêmio de satisfação.

Voltando ao dia a dia, o Sinergia-MS fez inúmeras denúncias ao longo de 2023 que comprovam o descaso da Energisa-MS com os trabalhadores e trabalhadoras.

🔸 Falta de ganho real e campanha salarial não cumprida pela empresa;

🔸 Retirada do vale alimentação e refeição dos trabalhadores que precisaram se ausentar por questões de saúde;

🔸 Proibição, nos termos da Consolidação das Leis Trabalhistas e da Constituição Federal, da antecipação do Descanso Semanal Remunerado (DSR) e cancelamento de folgas;

🔸 Precarização do trabalho.

Quem merece o prêmio são os trabalhadores! O suor deles é o que mantém o Mato Grosso do Sul aceso!

Eletricitário é profissão de alta periculosidade. Os trabalhadores deste setor estão expostos, a todo momento, a grandes riscos de acidente de trabalho que geram graves danos à saúde, levando inclusive à morte como já ocorreu em diversas situações.

Fica fácil ganhar um prêmio quando, na verdade, são os trabalhadores e as trabalhadoras - em especial, os de campo - que passam mais de 30 horas sem dormir, emendando um turno atrás do outro para que o estado tenha, de fato, um serviço de altíssima qualidade. Quantas famílias mais precisam ser prejudicadas e sacrificadas com a ausência de um ente querido para que a Energisa possa levar o crédito? A exaustão de um trabalhador é prêmio para a Energisa?

A luta do Sinergia-MS segue viva e atuante pela integridade, saúde e bem-estar do trabalhador e da trabalhadora. Reiteramos que prêmio algum vai isentar a responsabilidade da empresa por sua negligência com quem, verdadeiramente, faz o trabalho duro e traz lucro para o bolso dos acionistas.



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo