Notícias

você está em: home > Notícias

26 de Novembro de 2018 às 08:51

Diretores do Sinergia entregam Linha Viva com informações sobre a negociação salarial

  

Na manhã desta segunda-feira, dia 26, os dirigentes sindicais do Sinergia-MS estavam na frente do Centro Operacional da Energisa-MS, em Campo Grande, para entregar aos eletricitários o Linha Viva n° 202. O informativo traz informações sobre a negociação salarial com a concessionária, e que o sindicato foi surpreendido com uma proposta indecente do reajuste salarial. Leia abaixo:

Sinergia-MS manifesta indignação contra proposta de reajuste salarial da Energisa

Ao retomar as negociações da Campanha Salarial 2018/2019 da Energisa, o Sinergia-MS foi surpreendido com a apresentação de uma proposta indecente de reajuste salarial. Em reunião realizada nesta sexta-feira (23), a concessionária de energia ofereceu aumento de apenas 3% para os eletricitários de Mato Grosso do Sul.

O presidente do Sinergia, Elvio Vargas, explica que o índice está abaixo da inflação, que é de 4%, conforme o INPC. “Havia uma expectativa de receber uma proposta da empresa e levar para a categoria na próxima terça-feira, mas esta proposta é indecente. Nós não aceitamos levar para a categoria algo menor que a inflação, então, não vamos fazer assembleia”, destaca o presidente do sindicato.

O ganho real é uma das principais bandeiras da Campanha Salarial 2018/2019 da Energisa. O sindicato exige um reajuste acima da inflação por conta dos lucros registrados pela concessionária de energia, principalmente nos últimos 6 meses, e da necessidade de valorização do eletricitário.

Em relação ao contexto econômico, a Energisa-MS registra números positivos, com aumento de 6,9% (R$ 134,5 milhões) da receita bruta no mercado cativo e lucro de R$ 115,5 milhões no 3º trimestre de 2018, conforme relatório financeiro divulgado pela empresa. Além disso, a 4ª revisão tarifária média foi de 9,87%, sendo 10,65% para os consumidores de baixa tensão e 7,91% para os consumidores de média e alta tensão. 

Considerando os acordos coletivos, o cenário é favorável para o setor elétrico em geral. Dados levantados pelo Dieese em Mato Grosso do Sul apontam que mais da metade das empresas de geração, distribuição e comercialização de energia do país concederam aumento real ou reposição da inflação aos trabalhadores. Foram analisados 65 instrumentos de negociação coletiva firmados de janeiro a junho deste ano, sendo 31 acordos fechados com ganho real e 12 igual ao INPC.

Outro ponto questionado pelo sindicato é a estratégia da empresa em apresentar cálculos de reajuste salarial com base em outros estados. “Não adianta apresentar dados de empresas do grupo que ficam em outros estados, nós queremos discutir a realidade da Energisa em Mato Grosso do Sul”, enfatiza o presidente do Sinergia.

Essa foi a terceira reunião com a empresa para tratar das demandas do Acordo Coletivo. Durante o encontro, outras demandas dos trabalhadores já foram encaminhadas.

Uma nova rodada de negociação está marcada para quinta (29) e sexta-feira (30). Além do ganho real, as principais bandeiras da Campanha Salarial 2018/2019 da Energisa são manutenção e ampliação dos direitos adquiridos, fim da pressão excessiva por resultados e Plano de Cargos e Salários (PCS) transparente e justo.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS 



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo