Notícias

você está em: home > Notícias

28 de Abril de 2008 às 02:30

Instrumento de luta

A união é a palavra-chave da categoria

Quem busca o significado da palavra "sindicato", encontra definições como: " Grupo de trabalhadores que se unem com a finalidade de garantir direitos e defender necessidades comuns"; " instrumento de defesa e luta dos trabalhadores vinculado à noção de justiça de uma determinada coletividade".

Através desses conceitos, fica clara a importância dos sindicatos nos processos coletivos de luta e negociação, competências já atribuídas a eles, de acordo com o artigo 513 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Mas para cumprir seu papel de lutar para garantir os direitos, além daqueles já estabelecidos na Constituição ou em leis ordinárias, os sindicatos precisam de recursos. De nada adianta ter privilégios se eles não forem colocados em prática.

Por isso a união da categoria é tão importante. É através dela que se cria uma independência em relação à empresa. " Seria uma contradição se os sindicatos dependessem de recursos de terceiros, e não daqueles que representa. Ele poderia ser um instrumento de manipulação dos empregadores",  defende o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

Já que o sindicato luta para assegurar os direitos de toda a categoria, associados ou não-associados, é injusto que só uma parte arque com os custos para fazer cumprir algo que beneficia a todos. Sendo assim, a contribuição sindical é uma forma de participação e fortalecimento para que os sindicatos cumpram plenamente o seu papel.

A mensalidade, que corresponde a 1% do salário-base, é descontada através de uma ficha de autorização do funcionário. Os interessados devem retirar a ficha com um dos diretores sindicais localizados na empresa ou no próprio sindicato.

O Sinergia-MS representa todos os trabalhadores que atuam no setor de energia elétrica em MS, ou seja, os empregados da Enersul, Energest, Eletrosul, Engelmig, Engelétrica, Logistech, entre outras.



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo