Notícias

você está em: home > Notícias

17 de Março de 2020 às 14:48

Sindicato debate prevenção ao coronavírus e reivindicações da categoria em reunião com Energisa

Representantes do Sinergia-MS se reuniram com a Energisa para apresentar demandas dos eletricitários nesta segunda-feira (16), na sede da empresa. Além de debater reivindicações da categoria, uma das preocupações do sindicato é com a saúde dos trabalhadores diante da pandemia do novo coronavírus – COVID-19.

Antes de entrar nos assuntos que já estavam em pauta, a concessionária de energia comunicou que criou um comitê para definir ações de combate a propagação do coronavírus. A empresa informou que há 4 casos suspeitos e várias medidas já estavam sendo aplicadas, entre elas, a criação de um código de afastamento, específico do coronavírus. Entre as medidas adotadas, está a liberação de trabalhadores acima de 60 anos para trabalhar em casa (home office).

Durante a reunião, o Sinergia-MS apresentou outras demandas da categoria, como: demora no pagamento de diárias, terceirização, horas extras e pendências do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho). Confira as reivindicações abordadas:

Calendário de compensação de 2020  

O sindicato cobrou a empresa sobre o calendário de compensação do ano de 2020, que informou que irá divulgar, a partir de hoje (17), as regras para o ciclo de compensação, e que essa questão ficará em aberto para que, caso necessário, haja alterações.

Demora no pagamento das diárias 

Os diretores cobraram, mais uma vez, a Energisa com relação a demora no pagamento das diárias e informaram que, muitas vezes, o problema está na assinatura (aprovação) do gerente. A concessionária de energia ficou, de mais uma vez, agilizar o processo.

Projeto Pantanal 

O Sinergia-MS informou que existem trabalhadores da Energisa/MS, diretos e temporários, que estão trabalhando no Projeto Pantanal, que não estão recebendo diárias e adicional de periculosidade, de forma correta. A empresa ficou de verificar e solucionar o problema.

Terceirização do Atendimento Comercial

O sindicato informou que é totalmente contra a terceirização do atendimento comercial e de qualquer outra atividade da Energisa, e que tomará providências com relação às localidades de Jardim e Nova Andradina, que já estão em processo de terceirizar esse atendimento.

Pagamento de horas extras

Os dirigentes sindicais informaram ainda que o sindicato recebeu denúncias de trabalhadores, de que não está havendo priorização ao pagamento das horas extras, conforme definido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020, ou seja, o trabalhador está compensando mais horas do que recebendo. Para o sindicato, isso precisa ser revisto, caso contrário fará denúncias no Ministério Público do Trabalho e ainda entrará com ação judicial por descumprimento de ACT.

A Energisa informou que, com a quitação do banco de horas, que ocorrerá em março de 2020, será possível mensurar se, de fato, essas horas estão sendo ou não priorizadas.

Reunião de ACT

O Sinergia-MS solicitou uma nova reunião para tratar de assuntos pendentes, mas que foram definidos no ACT que são: transporte dos empregados, gestão dos afastados e adiantamento do pagamento de férias.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo