Notícias

você está em: home > Notícias

25 de Março de 2022 às 16:05

Sinergia-MS cobra transporte para as equipes do plantão e correção de penosidade do COI da Energisa

Nesta sexta-feira (25), os diretores do Sinergia-MS se reuniram com representantes da Energisa-MS para apresentar demandas da categoria.

Entre os assuntos tratados durante a reunião estão a alteração no pagamento do adicional de penosidade dos trabalhadores do COI, as alterações das linhas dos ônibus fretados, entre outros temas.

Adicional de penosidade

O Sinergia-MS informou à empresa que o adicional de penosidade há mais de 10 anos é calculado com base na remuneração, e tinha sido alterado e pago com base do salário-base, prejudicando vários trabalhadores que passaram a receber o adicional a menor.

A empresa afimou que houve um problema pontual e que será solucionado, regularizando o pagamento, inclusive retroagindo aos trabalhadores que foram prejudicados.

Transporte

Apesar do Acordo Coletivo de Trabalho garantir transporte gratuito aos eletricitários de Campo Grande e Dourados, os trabalhadores do plantão não estão sendo atendidos por essa cláusula e o Sinergia-MS exigiu uma solução por parte da empresa.

Durante a reunião, os dirigentes sindicais manifestaram que as alterações das linhas de ônibus fretados trouxeram uma economia para a empresa e que esta poderia pensar em alternativas para atender as equipes que trabalham em regime de plantão. O sindicato apresentou as seguintes sugestões:

  •            - Disponibilizar uma van em cada localidade; ou
  •            - Disponibilizar Táxi ou Uber; ou
  •            - Pagar um adicional de transporte para estes trabalhadores em regime de plantão; ou
  •            - Empresa disponibilizar veículo de passeio de sua frota para 1 trabalhador e este buscar outros trabalhadores da mesma equipe, e para este trabalhador pagar um adicional de Hora Extra devido ao horário de deslocamento para buscar o restante da equipe.

A empresa informou que levará o tema para as áreas pertinentes para realizar um estudo de viabilidade. Ainda conforme os representantes da Energisa, os colaboradores que desejarem podem fazer a solicitação de Vale Transporte junto ao departamento de RH, em conformidade com a legislação vigente.

O sindicato solicitou ainda que a empresa faça os esclarecimentos das alterações nas linhas com os trabalhadores impactados.

Pendências

“Nesse ano de 2022, já tivemos duas reuniões com a empresa, onde conseguimos encaminhar alguns assuntos como, por exemplo, a questão das diárias que houve a aplicação dos reajustes. Estamos cobrando também a quitação dos retroativos e a questão do banco de horas negativo, onde conseguimos com que a empresa prorrogasse e não descontasse dos trabalhadores que tinha horas negativas”, explica o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

Alguns assuntos foram levados pelos dirigentes sindicais à empresa, mas ainda estão pendentes, como, por exemplo, a questão dos atrasos e dificuldades nas entregas dos holerites. A reivindicação do sindicato é que a empresa volte ao sistema antigo de enviar o holerite impresso a todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Participaram da reunião o presidente do Sinergia-MS, Elvio Marcos Vargas, e os diretores Breno Mourão, Gilson Silva, Roberto Schneidewind Jr., Francisco Silva, Aliceia Araújo, Valentim Delfino, Isaque Machado e Antônio Camuci.

Próxima reunião

Na quarta-feira, dia 30 de março, será realizada outra reunião para tratar da PLR 2021 (últimos indicadores) a ser paga em maio/22, e também a primeira reunião sobre a PLR de 2022 (a ser paga em 2023).

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo