Notícias

você está em: home > Notícias

21 de Outubro de 2019 às 07:00

Sinergia-MS realiza oficina de planejamento para Campanha Salarial 2019/2020 da Energisa

Os diretores do Sinergia-MS se reuniram durante três dias para a oficina de planejamento para a Campanha Salarial 2019/2020 da Energisa. Foram realizados debates, palestras e grupos de trabalho nos dias 17, 18 e 19 de outubro, em Dourados.

Pela primeira vez, a oficina foi realizada fora de Campo Grande e contou com a participação de dirigentes sindicais de Dourados, Ponta Porã, Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Coxim, Jardim e Corumbá.

“Todo ano a gente faz a oficina, prepara toda a pauta, as bandeiras, o mote da campanha, e esse ano nós acertamos quando resolvemos fazer em Dourados porque conseguimos ter uma participação maior dos diretores do interior e uma concentração melhor nas discussões”, avalia o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

  

O diretor Roberto Schneidewind Junior, da base de Dourados, também fez uma avaliação positiva. “Essa iniciativa de fazer a oficina em Dourados foi muito boa porque traz o sindicato para o interior, que é mais carente. Nesses três dias, organizamos as pautas, conversamos com o pessoal do Dieese e recebemos informações de como deve ser o processo de negociação. Isso deixa a gente mais unido para a luta que vamos ter durante a campanha salarial”.

A oficina foi coordenada pelas técnicas do Dieese, Renata Belzunces e Andreia Ferreira. Os debates foram realizados a partir das reivindicações apresentadas pelos eletricitários na pesquisa promovida pelo Sinergia-MS.

“Conseguimos sentir e traduzir nas bandeiras e no mote a necessidade da categoria, os anseios dos trabalhadores, e esse é o nosso principal objetivo. Todo esse planejamento é fundamental para que a gente seja assertivo na busca por avanços”, destacou a diretora do sindicato, Alicéia Alves Araújo.

 

Durante os trabalhos, o Prof. Dr. Adilson Crepaldi da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul apresentou reflexões sobre mídias digitais e a atual conjuntura política no Brasil e no mundo e a economista e técnica do Dieese, Andreia Ferreira, falou sobre os indicadores econômicos, acordos coletivos realizados no país e dados sobre a situação financeira da concessionária de energia de Mato Grosso do Sul.

Apesar do cenário de crise econômica, a Energisa-MS registrou aumento de 82,8% no lucro líquido no primeiro semestre de 2019. Nos primeiros seis meses do ano passado, foram R$ 90 milhões, no mesmo período deste ano, foram 164,5 milhões.

“Os trabalhadores tem conseguido atingir as metas que são estabelecidas, têm contribuído para o crescimento da empresa. Especialmente nesse ano, são números surpreendentes, e isso pode contribuir para gente avançar. O objetivo do sindicato é que os trabalhadores consigam participar da riqueza que eles ajudam a construir a cada dia”, explica a técnica do Dieese, Andreia Ferreira.

 

A técnica do Dieese, Renata Belzunces, reforçou que a liberdade sindical é um direito da categoria e destacou a importância da participação dos trabalhadores durante a campanha salarial. “Estar junto, conversar, participar das atividades que o sindicato vai proporcionar como as assembleias, as reuniões no local do trabalho, fazer com que os pleitos que o trabalhador tem no seu local de trabalho chegue ao dirigente sindical nesse momento para que o sindicato seja de fato representativo”.

Nesta segunda-feira (21), o Sinergia-MS realiza assembleias para votação da pauta de reivindicações nas cidades do interior e, na terça (22), em Campo Grande. A pauta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) será encaminhada para a Energisa na próxima quarta-feira (23).

O lançamento da Campanha Salarial 2019/2020 será realizado a partir da semana que vem. Na ocasião, os dirigentes sindicais também vão apresentar os detalhes sobre o acordo da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A data-base dos trabalhadores da Energisa é em 1º de novembro.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS

Fotos: Adriana Queiroz/Martins e Santos Comunicação

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo