Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

20 anos da ECO/CUT e 100 anos de Apolônio de Estevão Carvalho

A Escola Centro-Oeste de Formação da CUT Apolônio de Carvalho – ECO/CUT completa 20 anos de existência em 2012 e 100 anos do nascimento de Apolônio de Carvalho.

Escrito por: Palmir C. Franco / Assessoria CUT-MS

A Escola Centro-Oeste de Formação da CUT Apolônio de Carvalho – ECO/CUT completa 20 anos de existência em 2012 e 100 anos do nascimento de Apolônio de Carvalho. São 20 anos de história, de muito trabalho, envolvimento, militância e de ações formativas contribuindo para o fortalecimento do movimento sindical e social da região.

Durante seus 20 anos a ECO/CUT tem atuado na formação de dirigentes sindicais, de militantes sindicais, de novas lideranças, de conselheiros e de pessoas ligadas a economia solidária e ao desenvolvimento territorial, com o objetivo de preparar e instrumentalizar os trabalhadores e trabalhadoras para que possam participar, atuar e intervir nos diferentes espaços sindicais, políticos e sociais na região Centro-Oeste.

No ano de 2007, o movimento sindical da região decidiu homenagear um dos mais ilustres líderes de esquerda brasileira, Apolônio de Carvalho, acrescentando ao nome da Escola, o nome de Apolônio de Carvalho, passando à Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT – Apolônio de Carvalho. Apolônio de Carvalho,que neste ano, no dia09 de fevereiro de 1912, completaria 100 anos, foi uma personalidade ímpar no cenário da vida política brasileira.

Este ano em que a ECO/CUT completa 20 anos e que se completam, também, 100 anos do nascimento de Apolônio de Carvalho, todas as atividades desenvolvidas pela ECO/CUT homenageiam estas duas datas tão importantes e significativas para o movimento sindical.

Assim, a ECO/CUT realizará um grande Encontro Regional de Formação, comemorativo dos 20 anos da ECO/CUT e homenageando o centenário de nascimento de Apolônio de Carvalho, intitulado: ECO/CUT 20 ANOS: A Pedagogia do Cerrado no Contexto da Luta de Classes.

O evento acontece entre os dias 17 e 18 de dezembro na sede da ECO/CUT, na cidade de Goiânia-GO para um público estimado em 200 pessoas entre presidentes e dirigentes das CUTs e dos sindicatos da região, participantes dos cursos de formação da CUT do período de 2011/2012 e de outros cursos e atividades formativas promovidas pelos sindicatos da região.

Homenagear Apolônio de Carvalho significa para os cutistas, uma pequena e legítima homenagem, àquele que dedicou sua vida e seus sonhos as causas dos povos oprimidos em várias partes do mundo. Continuar a luta de Apolônio de Carvalho é, para cada sindicalista uma responsabilidade histórica. Responsabilidade que a ECO/CUT de forma simples, mas, consciente, procura assumir sua parte.

Escrito por: Palmir C. Franco / Assessoria CUT-MS

Últimas Notícias