Após um longo período de negociação, assembleias e conversas, o Sinergia-MS conseguiu fechar os Acordos Coletivos de Trabalho das empresas com data-base em 1º de julho. Os benefícios dos trabalhadores da BEI Energia, Compel, Delta Geração, MPE e JVP estão mantidos no ACT até 2025.
Este é mais um importante passo do sindicato com os eletricitários do interior do estado, mas o avanço só foi possível devido ao esforço conjunto dos diretores de base, que estão a todo momento praticando uma escuta ativa e mobilizados pelas demandas da categoria.
Um dos principais destaques das negociações foi o ganho real em todos os acordos fechados. Apesar de índices pequenos, o presidente do Sinergia, Chico Ferreira, fez uma avaliação positiva do resultado. “São aumentos pequenos mas que demonstram a capacidade dos trabalhadores em buscar o que é de direito. Não perdermos nenhum benefício e isso é muito significativo para eles e para nós”.
Ao longo do processo, o Sinergia-MS reforçou seu compromisso em assegurar conquistas significativas, valorizando cada trabalhador e trabalhadora, porque sabe que a luta não para por aí. Na visão do diretor Roberto Junior, a cada ano as negociações ficam cada vez mais difíceis, entretanto, a categoria está cada vez mais unida e consciente da força que tem. “O empenho do sindicato e a participação dos colegas nas assembleias garantiu nossos direitos adquiridos e ganho real. Juntos podemos sempre ter mais conquistas.”
Dair Camargo, diretor de base de Naviraí, ressaltou que a busca por melhores condições de trabalho e salário são constantes. “Todos ficam sempre na esperança de conseguir algo a mais, isso é fato. Os trabalhadores saíram agradecidos com as conquistas, mas o Sinergia segue empenhado no diálogo e no debate pelos direitos dos nossos colegas”.
Para o diretor Marcos Moreira, de Nova Andradina, apesar do acordo ter sido aprovado por unanimidade, “essa não é a proposta que nós queríamos. Não fomos atendidos em muitos pontos, mas é preciso reconhecer que nosso diálogo e a experiência de toda a categoria do Sinergia fez com que, junto dos trabalhadores, tomássemos a melhor decisão para eles”.
Chico agradeceu também os diretores Carlos Alberto (Paranaíba) e Tony Camuci (Dourados) pelo empenho nos trabalhos realizados.