Nesta segunda-feira (30), eletricitários e eletricitárias da Energisa-MS participaram do lançamento da Campanha Salarial 2024, promovido pelo Sinergia-MS. Com o mote “Empresa não dá nada, a gente que conquista”, trabalhadores da capital e do interior se reuniram com o sindicato para falar sobre as principais demandas da categoria, fazer um breve balanço das negociações da última campanha e dar o pontapé inicial à construção do próximo Acordo Coletivo de Trabalho.
Em Campo Grande, o presidente Chico Ferreira, a diretora Aliceia Araújo, o secretário-geral Elvio Vargas e os diretores Sérgio Lechuga, Valentim Rodrigues, Elinei Campos e Isaque Machado estiveram na porta da empresa apresentando as bandeiras de luta: ganho real nos salários e benefícios, manutenção dos direitos adquiridos e garantias dos benefícios aos trabalhadores afastados.
Segurando cartazes com frases de mobilização, os trabalhadores ressaltaram que a falta de valorização e descumprimento de direitos básicos, previstos inclusive na CLT, são problemas recorrentes que colocam a saúde das pessoas em risco, tanto física como emocional.
“Em 2023, os trabalhadores afastados sofreram um verdadeiro golpe da empresa com a retirada do vale-alimentação e refeição. Conseguimos avançar nessa negociação, mas ainda não é o suficiente. A categoria se dedica muito, é cobrada de maneira desproporcional, tem a segurança colocada em risco o tempo inteiro e o que recebe em troca? Pressão e desrespeito”, reafirma Chico.
O presidente reforça que a luta do sindicato é pautada nos inúmeros relatos recebidos diariamente. “Nesta campanha, nossa principal exigência é manter tudo o que já conquistamos em negociações passadas e garantir a dignidade das centenas de vidas que dependem do trabalho na Energisa para viver”, finalizou.
A saúde mental da categoria também é um dos assuntos prioritários deste ano, segundo Aliceia. Junto das negociações do ACT, o Sinergia-MS está com uma campanha ativa contra assédio moral no trabalho.
“O adoecimento mental é o fruto do ‘modus operandi’ da Energisa: na teoria, ela negocia. Na prática, ela descumpre. Mais do que esclarecer o que é assédio, um problema ainda muito frequente dentro da Energisa, nossas campanhas visam incentivar as pessoas a denunciarem os casos e entenderem que trabalhar com medo ou se sentindo pressionado não é normal”
O lançamento da Campanha Salarial já é uma tradição do Sinergia. Para Elvio, “esse momento é importante para o sindicato ouvir a categoria e levar a voz do trabalhador para a empresa na mesa de negociação. Estamos iniciando uma nova campanha e escrevendo um novo capítulo da luta pelos direitos dos trabalhadores”, completa o secretário-geral.
NO INTERIOR
Nas cidades do interior, os diretores de base aproveitaram o Diálogo de Segurança (DDS) para fazer o lançamento da Campanha Salarial. Em Costa Rica, o lançamento será feito na quarta-feira (02), e em Coxim, na quinta-feira (03), ambos com a presença de Elvio Vargas.
O resultado desta campanha é fruto do envolvimento da categoria neste momento que acaba de começar. A empresa não dá nada, quem conquista são os trabalhadores unidos, mobilizados e em constante participação.
Esteja com o Sinergia-MS na luta! Acompanhe os canais de comunicação e fique por dentro das novidades da Campanha Salarial 2024.
Confira abaixo as fotos do lançamento ou clique aqui: https://bit.ly/3XQ9Yqv