O segundo dia da oficina preparatória para o ACT 24/25 da Energisa-MS, promovida pelo Sinergia-MS, foi reservado para análise de números e definições do calendário da campanha salarial que iniciará em breve. Na sexta-feira (30/08), a diretoria recebeu mais convidados para falar sobre estes assuntos.
Durante a manhã, o técnico do DIEESE da subseção Sindieletro MG, Carlos Machado, teve um longo bate papo com os diretores sobre a conjuntura do setor elétrico.
Ele destacou que, “a força de trabalho dos profissionais da área é altamente qualificada e comprometida. Ao longo da história, os desafios do setor no Brasil impulsionaram o desenvolvimento técnico dos trabalhadores e dentro deste cenário, o movimento sindical dos eletricitários tem o compromisso de fazer valer a voz da categoria e entregar um serviço público de qualidade à sociedade, mesmo através das empresas privadas.”
Foram apresentados, ainda, números da Energisa como aumento do percentual de trabalhadores terceirizados, aumento da rede de distribuição, revisão tarifária e outros dados.
O sindicato recebeu também a visita de Alex Melo, que relembrou a renovação da concessão da Energisa no Mato Grosso do Sul, prevista para 2027, com validade para os próximos 30 anos. O advogado pontuou a necessidade da discussão sobre o assunto que pode impactar diretamente no futuro dos trabalhadores.
Após o almoço, os dirigentes deram início a análise junto da economista e supervisora técnica do DIEESE, Andreia Ferreira, dos pontos favoráveis e desfavoráveis da campanha atual. Foram consideradas as lutas políticas e os posicionamentos do sindicato durante e depois da negociação com a Energisa-MS. Em seguida, a diretoria definiu o mote da campanha e o calendário dos próximos passos da campanha salarial do ACT 24/25.
Vale lembrar que os pontos discutidos na oficina serão apresentados e debatidos com os trabalhadores em assembleia. O sindicato divulgará a data, em breve, do primeiro encontro.