Filiado a

Pesquisar
Close this search box.

Fiscalização em distribuidoras da Rede Energia terá caráter orientativo

Resolução da Aneel contemplou regime excepcional de sanções regulatórias para as oito distribuidoras em processo de intervenção

Por Natália Bezutti

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu regime excepcional de sanções regulatórias a ser aplicado às concessionárias da Rede Energia em processo de intervenção. Assim, Celtins, Enersul, Cemat, CFLO, Caiuá, Bragantina, Vale Paranapanema e Companhia Nacional de Energia (CNE) terão o caráter exclusivamente orientativo e/ou determinativo, sem a imposição de penalidades, das ações fiscalizadoras cujos termos de notificação sejam emitidos durante o período da intervenção.

Segundo entendimento da agência reguladora no processo, o regime excepcional autoriza uma flexibilização de consequências jurídicas aos desvios de conduta praticados pelas concessionárias e permissionárias sob intervenção, o qual será orientado pelo princípio da proporcionalidade.

De acordo com o documento do processo, a justificativa é de que a “autodeterminação da concessionária encontra-se comprometida e, embora a pessoa jurídica permaneça a mesma, o poder de comando da concessionária está nas mãos de alguém que não é mandatário dos sócios controladores da sociedade empresarial, mas que foi nomeado pelo órgão regulador”.

Por esse motivo, não é considerado razoável que o patrimônio dos acionistas seja utilizado para o pagamento de multas, já que eles não possuem a plena gestão da distribuidora.

Últimas Notícias